SOCIALIZANDO...

SOCIALIZANDO...
EDUCADOR PAULO FREIRE - “O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade para a transformar. (...) Ninguém luta contra forças que não entende, cuja importância não meça, cujas formas e contornos não discirna; (...) Isto é verdade se se refere às forças da natureza (...) isto também é assim nas forças sociais (...). A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"EDUCANDO PARA A CIDADANIA NAS COMUNIDADES” CERTIFICA JOVENS DA NOVA HOLANDA

Jornalista: Andréa Pessanha
Foto: Kaná Manhães
Jovens entre 16 e 29 anos da Nova Holanda
recebem certificados do curso de Qualificação para o Trabalho.

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (4), a cerimônia de entrega dos certificados MDS do curso de qualificação para o trabalho, em Técnicas de Atendimento e Vendas, aos jovens da comunidade de Nova Holanda, entre 16 e 25 anos.
O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) daquela localidade.

O curso foi iniciado em 16 de setembro e terminou no último dia 28 de outubro, totalizando 16 h/a, com aulas teóricas e práticas.
A capacitação faz parte do projeto do Movimento da Diversidade Social (MDS) Macaé – “Educando para a Cidadania nas Comunidades”, através de parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e a Coordenação dos CRAS do Parque Aeroporto e Nova Holanda, que têm como proposta qualificar e inserir jovens de comunidades carentes no mercado de trabalho.

Sobre a ONG

A ONG Movimento da Diversidade Social (MDS) Macaé, foi fundada em 13 de maio de 2005 com o objetivo de trabalhar educação, saúde na prevenção DST/AIDS; direitos humanos direcionada às pessoas vivendo com AIDS; o público de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis); profissionais do sexo, além da inclusão social dos moradores de bairros de baixa renda.

Na ocasião, o instrutor de cursos da ONG MDS, Mário Sergio Santos, disse aos formandos que deseja que este curso seja apenas um primeiro momento da vida deles e que continuem estudando a partir de hoje. “O mercado de trabalho é muito exigente e para estar inserido nele, é necessário continuar a se preparar. Só existe dificuldade para aqueles que se acomodam, e para vencer é preciso superar as dificuldades dia a dia”, destacou Mário Sergio.

Para incentivar seu filho de 16 anos de idade a se qualificar melhor para o mercado de trabalho, Dona Maria Isabel Figueiredo Rodrigues, decidiu se inscrever também no curso de Qualificação para o Trabalho, em Técnicas de Atendimento e Vendas, uma vez que já costuma fazer cursos no CRAS de inclusão produtiva. “Ele quer muito trabalhar e eu disse a ele que a melhor forma de conseguir um emprego é se qualificar através dos cursos oferecidos pela Prefeitura”, explicou Dona Maria Isabel.

Participaram também do evento, o ex-presidente da ONG Movimento da Diversidade Social, Fábio Fernandes; a assistente social e funcionária de apoio do CRAS, Regina Manhães e Jucila Ramalho, respectivamente; além de familiares dos alunos.













Publicado no site da Prefeitura Municipal de Macaé
http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=21970

Nenhum comentário:

Postar um comentário