SOCIALIZANDO...

SOCIALIZANDO...
EDUCADOR PAULO FREIRE - “O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade para a transformar. (...) Ninguém luta contra forças que não entende, cuja importância não meça, cujas formas e contornos não discirna; (...) Isto é verdade se se refere às forças da natureza (...) isto também é assim nas forças sociais (...). A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEU PARECER...

Trabalhar diretamente com a comunidade, "ir aonde o povo está", tem sido uma experiência de grande valia para nós do MDS.

O projeto MDS de "Educação para a Cidadania em Comunidades" tem este perfil - o de promover a qualificação, através de cursos, para jovens de áreas de baixa renda e a sua inserção no mercado de trabalho.

Os pólos pilotos de implantação do projeto, neste segundo semenstre de 2010, foram os Centros de Referência da Assistência Social - CRAS Aeroporto e CRAS Nova Holanda, que atendem as comunidades locais e circunvizinhas.

Os cursos ministrados, neste primeiro momento, foram: Auxiliar Técnico de Administração, Operador de Telemarketing e Técnicas de Atendimento e Vendas.

Ao término do curso o MDS oferece palestra, ministrada pela Gestora de RH, sobre como se fazer um currículo, como se portar em uma entrevista para emprego e é fornecido aos formandos a relação de locais que estão recebendo currículos para oportunidade de vagas de emprego.

Algumas dificuldades surgiram ao longo do caminho, devido os problemas sociais de algumas localidades, mas trabalhamos com a mente voltada para a superação e acreditando que este projeto é uma das formas encontradas pelo MDS, através de seus instrutores e em parceria com os CRAS e a Secretaria M. de Assitência Social, como forma de contribuição para o aprimoramento das políticas públicas de inclusão social no município de Macaé. 

Experiências:

  • Ao aplicar em sala de aula uma pesquisa e ter comentado sobre o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC ou monografia) - Um dos alunos me chamou no final da aula e me perguntou se é difícil fazer uma faculdade. Respondi que as dificuldades estão presentes em todos os momentos de nossa vida, mas quando temos uma meta a conquistar - um desafio a enfrentar, somos capazes de vencer qualquer obstáculo! 
          Concluiu o aluno: "também vou batalhar para chegar a uma faculdade!" 
                                                                                               Comunidade Nova Holanda
  • Pais frequentam as salas de aula, como incentivo ao estudo dos filhos, para que possam chegar até o mercado de trabalho formal.  
  • Jovens mães participam das aulas levando seus bebês por não ter com quem os deixar.
  • Muitos alunos sem condição de comprar o material básico para os cursos (lápis, caneta e caderno).
  • Observei no olhar de muitos a tristeza por não ter qualificação para chegar ao mercado de trabalho, mas também o desejo de conseguir um emprego.
  • Outra questão problemática enfrentada pelos professores dos cursos, foi a falta de escolaridade de alguns, o que nos obrigou a utilizar outras metodologias para que a maioria dos jovens obtivessem o entendimento dos conhecimentos básicos dos cursos aplicados.
Em nome da Direção do MDS agradeço a grande contribuição dada pela Coordenação dos CRAS, as Assistentes Sociais e demais funcionários, para o êxito deste projeto.
                                                                                                                               Mario Sergio dos Santos - Instrutor e militante MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário